• Arildo Martins

Aula 2 - Qual é o melhor papel para desenhar realismo?

Atualizado: 13 de Mar de 2018

E aí, bora fazer arte? Bom, hoje vou falar sobre PAPEL. O que é gramatura e tipo de papel? Quais as melhores marcas? Qual o tipo de papel mais adequado para o desenho realista? Enfim, são várias as perguntas e vou tentar respondê-las de acordo com a minha experiência e do que ouço falar de outros artistas. Mas antes devo dizer que na verdade você consegue fazer um bom trabalho em qualquer tipo ou marca de papel, desde que ele não seja muito fino ( recomendo, para o desenho realista com lápis grafite, que a gramatura seja acima de 180 g/m²), o que vai mudar é a maneira de trabalhar com cada um. Em um papel um pouco mais granulado você terá que usar um lápis com grafite um pouco mais duro, enquanto um papel liso pede um lápis com grafite macio. Um exemplo prático é o seguinte: Quando você vai fazer um sombreamento de pele em um papel granulado, como o Canson por exemplo, e escolhe o lápis H para chegar a um certo tom, no papel liso você terá que usar um HB ou B para alcançar o mesmo tom. Lembrando que quanto mais Bs tem o grafite, mais macio ele é.


O que é Gramatura do Papel?

O papel é medido em peso, portanto quando eu digo 180 g/m², é porque um metro quadrado deste papel pesa 180 gramas. Muitos confundem Gramatura com espessura, mas na realidade a gramatura é a massa do papel por sua área total, ou seja, quanto maior a gramatura, mais encorpado ou resistente ele será. Por isso o desenho a lápis com grafite exige uma gramatura de no mínimo 180 g/m², pois papéis assim oferecem maior aderência ao lápis e aceitam melhor a borracha na produção de efeitos, como textura de pele, além de proporcionar maior facilidade para usar o boleador, já que permite criar sulcos mais destacados no papel nos efeitos de cabelo ou barba branca por exemplo, sem falar que se você usar um papel com gramatura muito baixa, é bem provável que o papel comece a deformar, empenar e enrugar, já que ele não oferecerá muita resistência.


Qual a Melhor Marca De Papel Para o Desenho Realista a Lápis?

Existem várias marcas de papéis no mercado e agora vou falar dos que já usei e dar minha opinião pessoal de cada um.

CANSON DESENHO 200:


A textura não é nem tão granulada nem tão lisa. Sua colagem na massa e na superfície o fazem mais resistente ao sombreamento, em que você precisa fazer várias camadas com o grafite, e aos efeitos de textura. Na minha opinião é um papel muito bom para quem está iniciando, pois além de ser mais barato, proporciona condições para se fazer um bom trabalho. Uma face do papel é levemente granulada e outra é um pouco mais. Aconselho a usar sempre o lado mais liso, do contrário o seu desenho ficará rústico e você terá dificuldades em fazer detalhes e texturas.


LANA BRISTOL: É um papel extremamente branco e muito liso. Oferece muitas possibilidades para a técnica com lápis grafite, lápis de cor, caneta hidrográfica, tintas e todas que exijam precisão. Ele aceita muito bem o grafite, porém ele exige um lápis mais macio do que você usaria do Canson por exemplo. O grafite espalha muito bem com o lenço de papel ou esfuminho, além de aceitar muito bem a borracha, o que facilita quando você for fazer texturas.


FABRIANO BRISTOL: Também é extremamente branco e tem a textura bem suave e é muito liso. Pode ser usado com grafite, tinta, canetas de feltro, marcadores a base de solventes, aquarelas, guache, carvão e aerografia. É muito parecido com o Lana Bristol, porém achei mais fácil de trabalhar com ele, pois, comparando com o Lana, ele aceita melhor o grafite, facilitando quando quero um tom mais escuro. Também aceita muito bem a borracha o que facilita na hora de fazer texturas e brilhos.


FABRIANO 4L: Este é o tipo de papel usado pela maioria dos artistas de desenho realista a lápis. Também é liso, mas não tanto como o Lana e o Fabriano Bristol. Pode ser usado para trabalhos com grafite, nanquim, aerografia e outros além de ser muito resistente. Na minha opinião é o mais fácil de trabalhar e é o que o resultado final fica mais bacana.


E Agora? Como Escolher o Papel Ideal?

Estas são apenas algumas das marcas e tipos de papéis das inúmeras existentes no mercado. E agora, qual escolher? Cada papel possui características próprias que podem facilitar ou dificultar o trabalho do desenhista, por isso o ideal é você experimentar vários tipos e marcas de papel e escolher o qual você se adaptar melhor. Como falei anteriormente, em todos eles você conseguirá obter bons resultados, o que vai mudar será o modo de se trabalhar com cada um, mas se você insistir em um papel que não te agrada, você certamente terá dificuldades em alcançar o resultado final esperado. Então o único jeito é experimentar e escolher o melhor para você OK? Conheça outros materiais usados no desenho realista no vídeo abaixo.

Se ainda ficou com dúvidas, deixe sua pergunta e suas sugestões do que você gostaria de ver ou aprender no site nos comentários abaixo.

Abaixo estão alguns sites e endereços de lojas que eu compro meus materiais e que nunca deram problemas.


Grafitti Artes - Endereço: Rua Comendador Araújo, 143Loja 10, Executive Center Everest Curitiba - PR

Companhia do Papel - Rua Pernambuco, 1080, Centro, Londrina - Pr.

Casa do Artista - Unidade Jardins: Alameda Itú, 1012 - Jardins - SP




O que você quer ver neste site?

Ajude a deixar este site melhor para você. Escreva abaixo sugestões de vídeo aulas e dúvidas sobre os vídeos que você assistiu.

 
 
G
M
T
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Text-to-speech function is limited to 200 characters
 
[removed]
 
Options : History : Feedback : Donate Close